Migrando do wordpress para octopress

Continuando a comentar um pouco mais sobre a mudança do blog que anteriormente era Wordpress e agora é Octopress. Vou mostrar alguns dados interessantes numa comparação simples e sem critério científico.

Para fazer o teste, usei o Webpagetest que tem muitas cidades no mundo para fazer o teste de performance na perspectiva do internauta. Ele é muito interessante para testar em diferentes países, mas para este teste usei apenas a instância do Brasil dele que está em São Paulo.

Wordpress

Para um blog que está em hospedado em Dallas e tem seu maior público na região sudeste do Brasil até que o tempo para um internauta ver o site não está mal. Está ali na casa dos 6 segundos para um total de 37 requisições e considerando que o servidor não tem nenhum tipo de ajuste de performance em qualquer parte (kernel, apache, MySQL, etc.).

A única nota sofrível é o FBT (First Byte Time), isso é porque não fiz nenhum ajuste de performance (tuning) no Apache, PHP ou MySQL.

No próximo quadro você verá outras informações como tempo de renderização, total de bytes, etc.

Octopress

Meu blog perdeu algumas funcionalidades ao migrar para o Octopress mas nada muito significativo que impacte fortemente na audiência ou uso básico para postar.

Destacando que o Octopress é baseado no Jekyll que possua vez, gera conteúdo estático (html simples), ou seja, não precisar de nenhuma linguagem de programação embutida no servidor.

É muito provável que esse seja a grande diferença com o Wordpress do ponto de vista de peformance.

O tempo do site caiu para 4 segundo os e número de requisições diminuiu. Se fosse um site com mais imagens, provavelmente a diferença de performance seria muito maior. Veja que melhorou as notas do PageSpeed. Aos menos não tenhum nota em vermelho.

Ah, comentei que diminuiu mas vai aí a imagem com mais informações:

Se eu mantiver o pique, vou fazer mais algumas comparações. Um conclusão que posso arriscar dizer neste pouco tempo usando Octopress é que se você tem um pouco mais de conhecimento de TI e posta com frequência relativamente exparsar , você tem uma excelenta ferramentta pra blogar

Um pequeno sumário com os dados dos dois motores de blogs.

blog requisições tempo
wordpress 37 6,437s
octpress 32 4,371s

Se gostou ou não ou mesmo tem outras considerações, comente aí embaixo. ;)

comments powered by Disqus