Instalando loic no debian

Nos últimos meses tem ocorrido muitas solicitações de clientes para fazer testes de carga ou segurança usando LOIC. LOIC (Low Orbit Ion Cannon) é um software desenvolvido em C# e ele tem o objetivo de fazer ataques de negação de serviço (Denial-of-Service) ou ataques de negação de serviço dstribuído (Distributed Denial-of-Service).

O LOIC possibilita ataques usando TCP, UDP ou HTTP, ele ou alguns derivados dele (como JS LOIC) são muito usados pela anonymous como represália ou protesto contra algum site de empresa, governo ou instituição política.

Bom, o LOIC para meu trabalho nesses clientes tem a função de avaliar a capacidade de contenção/mitigação de ataques de DOS/DDOS. Geralmente avalia-se se o Firewall, IPS (Intrusion Prevention System), WAF (Web Application Firewall), etc. conseguem conter esse tipo de ataque. Caso seja identificado que não, é entregue um relatório com propostas de mudança na infraestrutura do cliente.

Ops… Voltando ao assunto título deste artigo, a instalação no Linux é possível de duas maneiras: instalando WINEe ou instalando o MONO. No meu caso instalei o MONO e minha distribuição é o Debian.

O procedimento é relativamente simples:

#aptitude install mono-complete

Para baixar o LOIC pode fazer acessando a página do projeto no Sourceforge

Após baixar, descompacte e execute o LOIC usando o MONO.

$unzip LOIC-1.0.7.42-binary.zip
$mono LOIC.exe

Como você pode ler, a instalação é simples. O LOIC também não é complexo como pode ver no screenshot do Debian instalado no meu computador.

comments powered by Disqus