Um box vagrant para o cacic 3 dot 0

Se quiser ajudar no desenvolvimento ou teste, pode usar um box vagrant que criei com a versão 3.0 beta que está disponibilizado no Portal do Software Público.

O Vagrant permite criar ambientes de desenvolvimento, teste, etc. muito facilmente e sem precisar usar a interface gráfica do virtualbox para isso. Lembrando que a VM criada pelo template nunca deve ser usado em produção, até porque ela não tem grandes recursos configurados. Mas pode usar alguma coisa como chef, puppet, etc. para envir para um ambiente de produção do jeito certo. ;)

Vagrant está disponível para várias distribuições linux, no Debian é bem fácil porque já tem no repositório oficial. No site do Vagrant tem pacotes para instalar para diferentes sistemas operacionais e distribuições linux, pode dar uma olhada lá.

Depois de instalado e baixado o arquivo box (cacic-server-3.0b.box), os passos seguintes são bem simples.

$vagrant box add base cacic-server-3.0b.box

$vagrant init

$vagrant up

$vagrant ssh

Estes box está configurado com uma segunda placa de rede em modo bridge, então pode usá-la para que vm fique disponível na rede.

A instalação está exatamente como a documentação cita: diretórios do cacic, serviços, pacotes, etc. Exceto por duas coisas diferentes.

1 - Ao invés de editar o php.ini para alterar o fuso horário do PHP, incluí um arquivo

$cat /etc/php5/apache2/conf.d/30-timezone.ini
date.timezone = America/Sao_Paulo

2 - Ao invés do Proftpd, usei o Vsftpd. Ele é mais simples de usar.

Para acessar, basta usar o IP da eth1 que você configurar. https://ip-servidor/cacic/app.php

Obs. Esse VM é Debian Wheezy 7.0 AMD64 (64 bits)

comments powered by Disqus