PGBR no fisl13

action

Algumas coisas legais pude fazer no FISL 13 , acho que as principais foram participar de duas hackathon: PGVM e PostgreSQL.

A hackathon do PGVM foi realizada com o Guedes, Fabrizio MelloLeonardo Cézar e eu. O PGVM é abreviação de PostgreSQL Version Manager,  sendo ele baseado no Ruby Version Manager,  o RVM permite  utilizar várias versões do Ruby num mesmo computador com grande facilidade, portanto o PGVM possibilita utilizar várias versões do PostgreSQL da mesma forma.

O PGVM ainda está no estágio inicial de desenvolvimento mas já permite brincar um pouco. :)

Ah, mas então… O que é um hackathon?

“Maratona hacker” é uma atividade que durante um dia ou mais junta-se desenvolvedores, usuários, designer, etc. para “acelerar” o desenvolvimento de um  produto (neste caso: software).

Voltando…

Infelizmente não tiveram palestras sobre PostgreSQL, apesar de saber que houve várias propostas inscritas. Uma justificativa para não seleção está na forma de como são selecionadas (Torneio Suíço) as palestras atualmente no FISL favorecem palestrass de apelo muito popular.

Foi importante ter o estande do PostgreSQL com ajuda da Target Trust, ficamos por ali conversando sobre o que poderia ser feito para dar um pouco mais de visibilidade. Claro, foram várias tempestades de idéias com propostas fantásticas,  algumas bem ousadas. Confesso que as idéias mais viajantes sairam da minha mente, mas depois de ler uma discussão na lista do grupo de usuários Debian Brasil fez-me voltar ao chão. Foi postado uma link para um texto que escrevi ano passado sobre grupo de usuários e fez refletir de como eu gostaria de ajudar.

Creio que o um dos caminhos é fazer atividades “hacker” nos eventos que pudermos reunir. As duas hackathon são exemplo e foram divertidíssimas, talvez o caminho seja guiar as pessoas que querem ajudar de alguma forma o PostgreSQL possam fazer coisas se divertindo. Não precisam dedicar horas ou dias a fio e deixar de fazer outras coisas, apenas farão o que puder e principalmente que curtam.

Pelo rumo que está o PostgreSQL Brasil é provável que não tanha uma nova conferência PGBR para 2013 mas que o FISL 14 estarei lá como possível palestrante e ajudando a organizar um PgDay ou quiça uma Mini-PGBR. :)

comments powered by Disqus