Otimizacao de imagens no blog

Continuando a série sobre optimização de sites…

Meu blog foi migrado para Octopress, um pouco da saga pode ser lida aqui, e na migração houve uma melhora significativa de performance. Porém isso pode ser perdido por uma distração de usar imagens com tamanho (em bytes) relativamente grande.

No teste com Webpagetest, meu site estava levando mais de 10 segundos para ser aberto por usuário e o tamanho da página principal passava de 1 Megabyte.

Pensando em como melhorar o resultado e uma pesquisa no pai dos burros (Google) do século 21, achei do programas que ajudam a otimizar as imagens: pngcrush e o famoso imagemagick.

Alguns testes usando ambos para otimizar as imagens sem perder muita qualidade. Para otimizar imagens com formato png, usa o pngcrush com os parâmetros abaixo:

$pngcrush -rem alla -brute -reduce imagem.png resultado.png

Para arquivos de imagem JPEG, pode utilizar as opções que estão listadas abaixo:

convert -strip -interlace Plane imagem.jpg resultado.jpg

Para não ter que fazer arquivo por aquivo a otimização das imagens, fiz um script bem simples que executo sempre antes de criar um post novo.

Depois de executar o script e fazer o deploy das novas images, já é perceptível a melhora de peformance, veja as notas do Webpagetest e performance:

O tamanho total da página principal do blog diminui por volta de 50% e o tempo de resposta do blog também diminuiu perto dos 40%. Uma significativa diferença se considerar somente a otimização das imagens mas o mais importante é a melhora do tempo de resposta para o internauta. :)

Obs.: Antes que esqueça, este tipo de técnica está sendo considerada FEO. Um pouco de cuidado com mais este buzzword, não se empolgue demais. ;)

comments powered by Disqus