Ah_o_vinagre

Ah, o vinagre!

Acho que não precisa dizer muito mais, existem muitos relatos como foram os protestos contra o aumento da passagem para transportes coletivos em todo país. Em São Paulo especificamente foi mais explosivo porque a polícia agiu com mais violência contra as manifestações.

Eles estão completamente descontrolados!

Se tem dúvida disso? Foi filmado um policial quebrando o vidro de uma viatura. Como é que explica isso?

Além da tradicional truculência com os manifestantes, eles atacaram indiscriminadamente qualquer estivesse no caminho deles, foram jornalistas, idosos alvejados por balas de borracha (por enquanto stão usando borracha…) e por sorte não teve criança ferida.

Assistir o notificiário televisivo vai parecer muito mais brando do que realmente foi, mas nunca vi durante a redemocratização (desde 1989) do país uma truculência tão forte com manifestantes. Se você quer ver realmente o que aconteceu, desligue a televisão e procure na internet, tanto os relatos a favor dos manifestantes como contra e tire você mesmo as suas conclusões. Principalmente, assista os vídeos espalhados na internet.

Sabe porque os reajuste das passagens eram realizados no começo do ano? Provavelmente você não lembra há alguns anos atrás eram realizados no meio do ano mas com as manifestações dos estudantes e outras categorias de trabalhadores (principalmente os que tinha data base para o reajuste do salário no meio do ano) protestavam! Então os governantes da época alteraram a data para que não houvesse protestos pois no início do ano os “baderneiros” (ou futuro do país) estavam de férias.

Mas voltando ao tema principal. Faz tempo que não a juventude não protestava, lutava na rua. Finalmente sairam do sofá! :)

Ah, claro senhores governantes, não façam como no Egito, Tunísia, ou Turquia. A história recente já mostrou que a repressão seja virtual (Egito tentou “desligar” a internet lá.) ou física passará despercebida. Todos estão de olho no Big Brother.

Se interessar, tem um resumo dos fatos mais marcantes do último protesto aqui.

Como filmar um protesto, assista o vídeo abaixo.

comments powered by Disqus