Debian Jessie 8 lancado

O Debian continua executando o plano de dominação do universo. As duas novidades é que a eleição do novo líder do projeto, Neil McGovern, após dois mandatos do Lucas Nussbaum.

A outra novidade é que nova versão estável (Jessie) do Debian foi lançada no dia 25 de Abril de 2015 com a narração da mudança do Wheezy para a Jessie. Se quiser ver como foi o lançamento, use a hashgtag #releasingjessie

São 75 idiomas suportadas na instalação, systemd como sistema de inicialização padrão, MySQL, MariaDB, Samba 4.1, PostgreSQL 9.4, etc. São mais de 43 mil pacotes a partir de 21 mil (pacotes) fonte. Suporte a numa nova arquitetura (ARM64). O tempo de freezing desta versão foi relativamente curto, 171 dias.

Pouco? Bom, o restante das novidades você pode ler mais [aqui][debianews].

Quem diria?

Nos anos que trabalhei como consultor de tecnologias em software livre/código aberto, era muito difícil integrar ou substituir sistemas proprietários. Principalmente nos casos de servidores, storages e/ou equipamento de backups.

O trabalho maior não era o técnico, era de reverter o marketing negativo. Coisas como: “Não tem licença, como é que você irá acreditar numa empresa que não é dona do produto”, “A comunidade vai dar suporte? Fica esperando, então!“, “O fornecedor de hardware não suporta o Debian, se quiser use uma distribuição comercial”, “Um Sistema Operacional que só usa tela preta? Isso é anos 80!”

Depois de alguns e bons anos o que mudou? Muita coisa, tanto que a Microsoft participou das festas de lançamento da Jessie.

comments powered by Disqus