Zapzaps e os grupos de usuários

“Pessoas adoram conviver em grupo”, é uma afirmação comum deste século 21, outra é “As pessoas cada vez mais sente-se mais sozinhas”. Talvez uma frase que junte as duas anteriores seja “As pessoas adoram viver em comunidades virtuais”. Usando um exemplo mais específico, relacionado à tecnologia.

A maioria de nós (humanos) que trabalham com Tecnologia da Informação gostam de estar se relacionando com outros que tem os mesmo interesses. Pessoas que gostam de uma marca (Apple, Oracle, etc.), software (Java, Docker, Python, OSX, etc), “Ideologia” (Software Livre, Opensource, etc.). Restringindo para somente para o mundo virtual, desde o início dos tempos (início da internet) muitos de nós entravam em salas de bate-papo dos BBS, depois em canais de IRC para conversar sobre as coisas que gostávamos ou achávamos divertidos. Passando pelas listas de discussão por email, fóruns web (Facebook) e hoje estamos nos grupos de IM de celulares: Whatsapp, Telegram, Actor, etc.

Não listei todas mas provavelmente você deve participar de um grupo em uma outra rede social não listada aqui e que você deve interagir bastante com os outros membros. Em 5 anos ou menos surgirão grupos organizados em novas rede sociais e alguns dirão que o Whatsapp e demais são coisa de idoso, a onda é a rede/software Foobar.

Lendo um artigo sobre como seria as redes sociais do futuro, a previsão é que a maioria delas serão apenas vídeo. Mais ou menos como o Snapchat é atualmente, mas como será a governança desses grupos?

Esse assunto surgiu porque o dono do grupo de usuários Debian BR apagou o grupo do Telegram.

telegram_debianbr

Dono grupo Debian BR?

Sim!

Isso não deveria ser gerenciado por mais pessoas?

Sim!

Grupos de usuários podem ou não relacionar-se diretamente com os “donos” das tecnologias. Também podem ser grupos de usuários oficiais ou não, isso depende de como é política do projeto. Debian, PostgreSQL e Docker são bons exemplos de forte relacionamento com as comunidades, sendo que eles se organizam de maneiras bem diferentes.

Como mais pessoas poderiam gerenciar os grupos de usuários nos Zapzaps?

Olhei rapidamente para Whatsapp, Telegram e Actor, nenhum deles pode compartilhar ou delegar o perfil de gerenciamento do grupo. Outros como Slack ou Hipchat pode-se ter mais administradores nos grupos. Apesar deles parecem bastante com os Zapzaps, eles são baseados fortemente no canais IRC. Os canais IRC podem ter mais de um “administrador” e outros perfis.

O conteúdo da maioria das listas de discussão são indexadas pelos buscadores ou podem ser armazenados na grande máquina do tempo internética chamada Internet Archive. Ou seja, elas podem ser facilmente encontradas para consulta. Infelizmente no momento nenhuma das Zapzaps tem uma forma de pesquisar o conteúdo para uma consulta futura.

Antes de você achar que estou dizendo que as listas de discussão são a melhor coisa para os grupos de usuários se organizarem e devemos ficar preso neste tipo de comunicação. Mas acho que os Zapzaps podem suportar duas funcionalidades das listas de discussão e também os fóruns:

1 - Pesquisar o histórico do grupo

2 - Mecanimos de controle do grupo como: múltiplos administradores, etc.

As listas de discussão ou rede sociais baseados no IRC talvez ainda serão a melhor forma de se organizar um grupo de usuários porque ainda não temos uma tecnologia massiva que pode pesquisar uma citação de vídeo. Talvez um bom exemplo seja uma discussão sobre a organização de um evento, é impossível acompanhar todas mensagens de textos enviadas, a maioria de nós (não super-humanos) não consegue ler todas.

Imagine ouvir ou assistir todas as mensagens? Provavelmente, muitos de nós gostaria de pesquisar trechos específicos de cada vídeo para usar como citação numa resposta em vídeo. Por enquanto, não existe uma tecnologia usada massivamente que permita pesquisar o que foi falado em vídeo. Quando isso acontecer, provavelmente as listas de discussão deixarão de ser usadas e a Skynet estará entre nós…

Obs. No Actor é possível pesquisar mensagens no histórico do grupo.

comments powered by Disqus