Novo Podcast: Na Estrada DevOps

Sobre novo projeto de podcast

Meu interesse por podcast começou por causa de um cara chamado Erik Tostes que tinha um podcast incrível que entre uma dos episódios mais notáveis foi um passo a passo de como compilar um kernel Linux, desconfio que esse episódio foi ar entre 2005 e 2007.

Alguns anos depois (entre 2008 e 2009) um grupo de pessoas que moravam em Brasília criaram um podcast chamada “Na Varanda”, era estranhamente divertido porque as pessoas tinham vocações e interesses diversos. Nós gravávamos ao vivo e falávamos de tudo: política, tecnologia, audiência muito esperta e interativa. Entre as coisas notáveis que fizemos foram duas entrevistas com ministros do governo federal e uma delas uma baita história de pescador. O tempo se encarregou de afastar essas pessoas extraordinárias do podcast e cada foi tocar sua vida, essas pessoas continuam fazendo coisas extraordinárias nas suas áreas de interesse e você muito provavelmente já deve ter lido, escutado ou conversado com alguma delas por aí.

Depois dessa experiência do Na Varanda sempre quis voltar a gravar, mas não encontrava um tema que pudesse ser interessante. Em 2017 decidir focar fortemente os estudos sobre DevOps, as diversas maneiras de como ele é aplicado e como outras técnicas, culturas e processos de diversas influencia DevOps a transformas as organizações em baixa produtividade para de alto desempenho. Isso é refletido em textos publicados no Medium frequentemente e agora um podcast chamado Na Estrada DevOps. Ele é um projeto com o Eriksen Costa em que conversamos sobre DevOps em todos aspectos, sempre que possível convidando alguém para participar sobre um assunto específico.

O primeiro episódio falamos sobre Domain-Drive Design, de como surgiu, a complexidade de aplicá-lo e como ele pode facilitar a comunicação de diversas áreas no desenvolvimento de sistemas. Já o segundo episódio conversamos com o Eduardo Neves sobre monitoramento com Elastic Stack, anteriormente conhecido como ELK (Elastic Search, LogStash, Kibana), ele fala da experiência de usá-lo para ambientes grandes e complexos ou para coisas mais simples. Os dois episódios estão logo abaixo, se quiser comentar ou perguntar qualquer coisa, vá no link. :)

002 - Monitoramento com Elastic Stack

001 - Domain-Driven Design

 
comments powered by Disqus