Novo Podcast: Na Estrada DevOps

Meu interesse por podcast começou por causa de um cara chamado Erik Tostes que tinha um podcast incrível que entre uma dos episódios mais notáveis foi um passo a passo de como compilar um kernel Linux, desconfio que esse episódio foi ar entre 2005 e 2007.

Alguns anos depois (entre 2008 e 2009) um grupo de pessoas que moravam em Brasília criaram um podcast chamada “Na Varanda”, era estranhamente divertido porque as pessoas tinham vocações e interesses diversos. Nós gravávamos ao vivo e falávamos de tudo: política, tecnologia, audiência muito esperta e interativa. Entre as coisas notáveis que fizemos foram duas entrevistas com ministros do governo federal e uma delas uma baita história de pescador. O tempo se encarregou de afastar essas pessoas extraordinárias do podcast e cada foi tocar sua vida, essas pessoas continuam fazendo coisas extraordinárias nas suas áreas de interesse e você muito provavelmente já deve ter lido, escutado ou conversado com alguma delas por aí.

Depois dessa experiência do Na Varanda sempre quis voltar a gravar, mas não encontrava um tema que pudesse ser interessante. Em 2017 decidir focar fortemente os estudos sobre DevOps, as diversas maneiras de como ele é aplicado e como outras técnicas, culturas e processos de diversas influencia DevOps a transformas as organizações em baixa produtividade para de alto desempenho. Isso é refletido em textos publicados no Medium frequentemente e agora um podcast chamado Na Estrada DevOps. Ele é um projeto com o Eriksen Costa em que conversamos sobre DevOps em todos aspectos, sempre que possível convidando alguém para participar sobre um assunto específico.

O primeiro episódio falamos sobre Domain-Drive Design, de como surgiu, a complexidade de aplicá-lo e como ele pode facilitar a comunicação de diversas áreas no desenvolvimento de sistemas. Já o segundo episódio conversamos com o Eduardo Neves sobre monitoramento com Elastic Stack, anteriormente conhecido como ELK (Elastic Search, LogStash, Kibana), ele fala da experiência de usá-lo para ambientes grandes e complexos ou para coisas mais simples. Os dois episódios estão logo abaixo, se quiser comentar ou perguntar qualquer coisa, vá no link. :)

002 - Monitoramento com Elastic Stack

001 - Domain-Driven Design

comments powered by Disqus