Blameless: A culpa não é sua

Você já trabalhou ou trabalha numa organização que pune o erro de alguma forma? Punir o erro não necessariamente é demitir alguém, a punição pode ocorrer de diversas formas: um olhar velado de reprovação, rádio peão, piadas/gozações da situação, etc. A aviação civil tem bons exemplos de identificar analisar as causas de um acidente aéreo, na maioria dos casos tenta-se identificar a(s) causa(s) de um acidente área olhando o todo, não apenas o último erro que “causou” o acidente.

Um caso interessante (e muito triste) para analisar é o do acidente (2007) do avião da TAM no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Um avião vindo de Porto Alegre não conseguiu parar ao pousar e colidiu num prédio do outro lado do aeroporto. Um dos órgãos governamentais apontou como causa do acidente os pilotos, mas ao olhar tudo como um processo/sistema complexo verá que foram um conjunto de coisas contribuíram para o acidente e muitas medidas foram tomadas para evitar que acontecesse um acidente como aquele. O relatório do Cenipa não aponta qual a causa mas faz uma série de recomendações que se olhar conjunto, elas podem ter formado uma tempestade perfeita.

Ainda é muito comum no mundo da Tecnologia da Informação procurar/encontrar/culpados (humanos) por uma falha de um sistema e em caos nem tão extremos, a demissão dos mesmos. Quando isso acontece ou quando achamos que isso irá acontecer, a reação instintiva da nossa é tentar se proteger do perigo (da demissão) e tratamos de fazer as nossas atividades com cautela ou com o conservadorismo excessivo. Mesmo que a missão da organização esteja descrita como audaz, descontraída, etc. A cultura da organização terá o medo como base para as atividades e as pessoas tentarão se exporem menos possível como mecanismo de defesa. John Allspaw chama situação como “Ciclo de Culpa” num post sobre como a cultura Blameless é aplicada na Etsy:

  1. Engenheiro tomam atitude e contribuem para uma falha ou acidente.
  2. Engenheiro é punido, envergonhado, culpado ou reprimido.
  3. Reduz a confiança entre engenheiros e a gerência fica procurando alguém como bode expiatório.
  4. Engenheiros ficam em silêncio sobre detalhes de ações/situações/observações, resultando na engenharia de “Cover-Your-Ass” (pelo medo de punição).
  5. Gerentes tornam-se menos conscientes e informados sobre o desempenho do trabalho do dia a dia, engenheiros se tornam menos educados na espreita ou condição latente para falha devido ao silêncio mencionado no passo #4.
  6. Erros tornam-se mais prováveis, condição latente para eles não serem identificadas devido ao passo #5.
  7. Repete a partir do passo #1

Uma técnica muito comum em lugares que “aplicam” é o apontar o culpado com o dedo, principalmente em reuniões logo após um incidente, esta técnica é muito comum em ambientes em que as pessoas sente que estão trabalhando o tempo todo com a guilhotina apontada para o pescoço. Sidney Dekker chama isso de “A teoria da maçã podre” no livro “The Field Guide to Understanding Human Error“:

Reprimir as maçãs podres pode parecer uma solução rápida e gratificante, mas é como fazer xixi nas calças. Você sente aliviado, talvez mesmo até agradável e aquecido por algum tempo, mas depois fica frio e desconfortável. E você parece um idiota.

O erro humano e Sistemas Complexos

A solução de apontar o culpado (humano) só transfere a culpa para quem provavelmente é o menos culpado, em organizações de alta performance a abordagem é ver um incidente como uma falha além de um erro um humano, considerando todas relações, interações e reações de forma abrangente como um Sistema Complexo. Isso possibilita identificar várias pequenas coisas nos processos, sistemas e procedimentos que podem ser alteradas para evitar que aquele incidente ocorra novamente.

Este olhar mais abrangente se enquadra em Sistemas Complexos. Segundo o pai dos burros digital:

Um sistema complexo é um sistema composto de muitos componentes no qual podem interagir entre si. Em muitos casos é usado para representar como um sistema em rede onde os nós representam os componentes e os links suas interações. Exemplos de sistemas complexos são o clima da Terra, organismos, o cérebro humano, organizações econômicas e sociais (como cidades), um ecossistema, uma célula viva e ultimamente o universo inteiro.

Sistemas complexos são sistemas cujo o comportamento é intrinsecamente difícil de modelar devido as dependências, relacionamentos, interações entre as partes ou entre um determinado sistema e seu ambiente.

O C do ICE em DevOps é a representação de Sistemas Complexos. Dave Zwieback, o autor do acrônimo explica a relação de DevOps e Sistemas Complexos em “DevOps keeps it cool with ICE“:

A grande razão que DevOps veio existir é porque nós estamos agora trabalhando com (e em) sistemas complexos e adaptativos, o qual não pode ser abordado de maneira simplista, linear ou casual. De fato, eles estão quase sempre além da habilidade humana para compreender - sistemas complexos funcionam (e quebram) não pode prevista baseado em experiências passadas. Sistemas complexos estão constante mudando, trabalhar com sistemas complexos requer constant experimentação e aprendizagem contínua.

Muitas vezes Sistemas Complexos estão além da capacidade humana de compreendê-los, como tudo é software nos dias de hoje. A maioria dos softwares desenvolvidos atualmente usa alguma de Iot, Big Data, AI e/ou estão integrados com inúmeros sistemas de terceiros. Esta “complexidade sistêmica” torna impossível a previsão de falhas ou mesmo entender porque os sistemas estão funcionando corretamente.

Blameless

Se procurar um pouco na imensidão digital da internet, verá alguns relatos que Blameless faz as pessoas tornarem-se irresponsáveis porque já que elas (as pessoas) não serão culpados por um incidente, falha ou erro, elas tornam-se displicentes e sem comprometimento. Isso não é verdadeiro, as responsabilidades do papel que está exercendo numa organização devem (e continuando) as mesmas. Sobre Blameless, culpa e responsabilidade, defino +- assim:

“Blameless é não culpar as pessoas pelas falhas, mas sim identificar no processo as falhas e corrigi-las. Sem deixar de lados as responsabilidades inerentes da função.

O livro Behind Human Error mostra a diferença de abordagem quando o erro humano é principal responsável (primeira história) por uma falha e quando ele está inserido num contexto mais complexo (segunda história).

Primeira história - A visão antiga do erro humano

  • Erro humano é visto como a causa da falha
  • Dizer o que as pessoas deveriam ter feito é um forma satisfatória para descrever um fracasso
  • Dizer às pessoas para serem mais cuidadosas fará com que o problema desapareça

Segunda história - A nova visão do erro humano

  • Erro humano é visto como o efeito da vulnerabilidade sistêmica profunda dentro de uma organização
  • Dizer o que as pessoas deveriam ter feito não explica porque fazia sentido fazer o que faziam
  • Somente procurando constantemente suas vulnerabilidades as organizações podem melhorar a segurança

Aplicar uma nova cultura é um desafio maior que implantar uma tecnologia ou metodologia. É necessário repetir continuamente (como um Kata) que as pessoas não serão punidas ao errarem. Blameless é o pilar para implantar outras coisas que são relevantes em organizações de alta performance como: Postmortem, Wheel of Misfortune, Game Day e Chaos Engineering.

Referência:

Blameless: A culpa nao é sua from Fernando Ike

comments powered by Disqus