Palestras técnicas com mais textos

Você é um gosta de palestras com slides com muitas imagens e pouco textos ou ao contrário?

Já não vou para muitos eventos como alguns (muitos) anos atrás, os eventos que tenho ido é recorrente palestras com pouco ou quase nenhum texto, muitas imagens e GIFs engraçadinhos ou muito mão na massa (palestrante faz uma demonstração do que está apresentando). Essas apresentações são montadas para que o público preste mais atenção no palestrante ao invés de ficarem lendo os slides, um bom efeito disso é que os eventos estão menos chatos e mais divertidos.

Para palestras motivacionais e/ou biográficas, esta estratégia é muito adequada mas palestra com o perfil mais técnico também faz sentido? Até o momento (posso mudar de ideia…), acredito que elas devam ter (bons) textos em algums slides. Se o palco e o microfone é sua vida, este texto não é para você, mas se você pe profissional de TI e quer/pretende/vai ministrar uma palestra e não sabe por onde começar, talvez um dos itens abaixo pode ajudar.

Qual seu público?

O público de uma apresentação não é somente aquele que estará assistindo você, muitos eventos pedem para disponibilizar sua apresentação no site deles. Parte do seu público são também as pessoas que te acompanham nas redes sociais, portanto, considere ter uma conta num site como Slideshare, SpeakerDeck e outros. Por exemplo: a maioria dos acessos às minhas apresentações vem de smartphone, portanto, escolhi um site que tivesse um bom suporte para ser acessado por browser mobile (mobile friendly).

Como usar as cores

Não sou a melhor pessoa para dizer quais são as melhores combinações de cores de uma apresentação. O Eriksen Costa me ajudou (salvou) uma apresentação que montei usando uma paleta de cores mais harmoniosa e muitas outras coisas. Sobre a paleta, ele recomendou usar o ColourLovers, lá tem várias combinações e com certeza deve ter uma que goste.

Considere usar um fundo mais para o escuro em seus slides. Principalmente se a apresentação será gravada (em vídeo) e também para permitir que o público tire fotos (de boa qualidade) do slides. Sim, fotos! Muitas pessoas tiram foto de alguns slides específicos para compartilhar depois no trabalhou, rede social ou como lembrete para estudo posterior. A maioria das fotos são dos slides com frases que fazem a definição de conceito ou desenho de arquitetura de sistema.

Cuidado com as fontes

Use fontes que a licença permita que sejam distribuídas livremente. Não adianta usar uma fonte incrivelmente bonita se a maioria do seu público não a tiver instalado no computador deles, o Sistema Operacional irá usar a fonte padrão.

Não use fonte com a largura grande, as pessoas que estiverem mais ao fundo te assistindo só enxergaram um borrão ao invés de uma palavra. Também não use fontes pequenas/estreitas nos textos, as pessoas não irão conseguir ver também, principalmente em datashow antigos e com conector VGA.

Os textos

Textos são bons para trazer uma definição de conceito e destacar o que for relevante. Nunca formate um slide com textos em duas colunas ou com muitas palavras/frases, também se controle ao usar bullets. A recomendação dos papas das apresentações dizem para nunca usar bullet, não sigo a risca mas tento evitar ao máximo.

Uma forma de me vigiar para não usar muito texto e bullets em um slide é falar no máximo um minuto por slide. Tenho a tendência a perder o raciocínio se ficar falando mais de um minuto por slide, exceto se for para contar uma história rápida (causo).

Imagens

Tente usar imagens com boa resolução gráfica e permissão de uso, quase sempre uso imagens de domínio público. As imagens devem servir como fio condutor da apresentação, assim como os textos. Usar GIFs ou imagens engraçadinhas em demasia pode tornar a apresentação mais divertida mas também dispersa atenção do público na espera da próxima imagem ou GIF engraçadinho. Também tenha cuidado ao escolher as imagens, não use imagens que possam ofender as pessoa por escolhas esportivas, religiosas, políticas, etc.

Bons repositórios de imagens e fotos:

Como montar a apresentação…

Um bom método para usar na criação de uma apresentação é o Storytelling, funcionou bem quando usei. Atualmente tenho criado as apresentações como o exemplo abaixo. Ele serve de base tanto para apresentação como um post no meu blog.

Assunto
 Mini-bio
 Subtema Luas
 Slide Imagem - (relacionado a lua)
 Slide - Órbitar Lunar
    - órbita em torno da Terra
    - a face escura nunca é iluminada pelo solucionados
    - há indícios e água lá
 Slide  - dados curiosos
    - 27 dias em torno da Terra
    - 4 fases
      Notas do slide para falar
Slide Imagem - estatísticas
[...]

Cuidado com os efeitos nos slides, principalmente se você fizer o upload em PDF. Por enquanto não existe animação em PDFs (ainda bem…).

Imagens e vídeos/animações são muito mais fáceis de memorizar do que textos, contudo os textos permitem aprofundar um assunto e limitar interpretações subjetivas. Com o tempo você terá seu estilo de apresentação e criar uma do zero será bem mais rápido. :)

Por fim, considere contar em algum ponto da apresentação uma lição aprendida, um conto de fracasso ou o que não funcionou. Ajuda bastante na empatia do público contigo e também a diferencia das apresentações de fornecedores que (geralmente) só falam do que funciona…

Ensaiando…

As pessoas que me conhecem já algum tempo lembram que geralmente eu preparava os slides das apresentações muito próximo dos eventos ou durante um evento. Fazer dessa maneira me deixava estressado e quase sempre achava que as minhas apresentações não estavam com boa qualidade.

Atualmente, prefiro montar os slides das apresentações com antecedência para testá-la repassando-a com alguém. Bem como, faço alguns ensaios gravando o vídeo da apresentação ou narrando os slides enquanto estou no caminho do trabalho.

Não decore os textos e nem os leia, salvo quando são uma citação de alguém. Se fizer, não leia em voz alto como se fosse um ditado na escola. Comente os pontos mais importante, dê um tempo para as pessoas ler ou tirar foto.

Demos

Se for fazer uma demonstração, grave um vídeo com o que você quer demonstrar. Os deuses das apresentações gostam de brincar com as demos. Se tiver a demo e na apresentação não funcionar, basta tocar o vídeo e comentar as ações. Tipo playback de show.

Por fim, o grande dia

Não é fácil falar na frente do público e tente não ficar apavorado se esquecer alguma coisa. Se você se perder em algum assunto/slide, não se desculpe pelo esquecimento, apenas siga o seu roteiro. Se tiver ansioso, converse com alguém, repasse com ele os temas que pretende abordar. Isso ajuda bastante a tirar a ansiedade.

Por fim, tente curtir a apresentação. :D

comments powered by Disqus