Como ajudar alguém com Síndrome do Impostor

Há excelente textos na internet sobre Síndrome do Impostor, duas boas referências são os textos do Somatório e do Jonathan Maia. Alguns meses atrás o Somatório pediu uma ajuda para a palestra - “Síndrome do Impostor: Você não está sozinho”, ele a propôs para Campus Party 2018 em São Paulo.

Este texto não tem a intenção de ser uma receita prática e infalível de como ajudar alguém que sofre com a síndrome de impostor, ela é baseada em algumas experiências lidando com pessoas que estiveram com a Síndrome do Impostor.

Ela está, não é

Como ela não é classificado como uma doença mas ela pode ser um grande limitador de produtividade e evolução profissional. A maioria das pessoas que estão com Síndrome do Impostor tem grande potencial de desenvolvimento e ganho de produtividade, antes de rotulá-las, observer com um pouco mais de atenção e pense em potenciais oportunidades de atividades para que a pessoa possa cumprir. Reforçando, a maioria das pessoas já estiveram, estão ou estarão com ela.

Não pressione

A maioria das pessoas não gostam de sentir pressionadas (certo?), ao menos a maioria das pessoas que conheço…

As pessoas que estão com a Síndrome de Impostor tem mais dificuldades em fazer as atividades, principalmente as relacionadas ao trabalho. Nas áreas de conhecimento que exigem o aprendizado constante tendem a ser um pouco pior, duas áreas onde isso é mais evidente são Tecnologia da Informação e Cinema/Teatro. Uma pesquisa rápida na internet mostrará vários relatos de pessoas famosas e anônimas falando o quão desconfortáveis se sentiram, portanto ela (a Síndrome do Impostor) está mais próxima de você do que imagina.

O significado de não pressionar é diferente de quem está com Síndrome do Impostor e os outros, às vezes só de perguntar frequentemente (diariamente) ela já irá se sentir pressionado. Pergunte esporadicamente sobre o que vocês combinaram no meio de uma conversa, não logo no início e também evite de perguntar em toda conversa. Geralmente a própria pessoa irá falar sobre as ações combinadas só de estarem conversando sobre coisas aleatórias. Não tem fórmula mágica, cada um que está com Síndrome do Impostor tem uma maneira de conversar e um ritmo, tente encontrar mas não fique frustrado se no início não conseguir nenhum progresso.

O mais importante, não desista e seja pacientemente “insistente”.

Incentive

Este talvez seja o mais difícil de todos porque não existe a receita mágica para o sucesso, ao menos para nós leigos. Algumas pessoas respondem bem com apenas palavras de incentivo, outras com algumas conversas mas quase sempre você tem terá incentivando aos poucos e frequentemente. Uma analogia é como criar uma fogueira sem instrumentos modernos, você terá que mostrar quais são os materiais bons para acender a fogueira, mostrar as técnicas para acender e observar a execução. Observar a execução é só olhar e não dê palpite até que ele peça a você ou ao final da execução do que vocês combinaram em fazer. Não importando se deu certo ou errado, elogie e mostre qual o caminho ele pode fazer na próxima vez.

Ajuste as suas expectativas

Algumas vezes você se sentirá frustrado porque a pessoa que você está ajudando não está correspondendo as suas expectativas. Se ela perceber a sua decepção, isso irá afundá-la ainda mais na Síndrome do Impostor. Lembre-se, se alguém te procurar para ajudar para fazer algo que ela acha que é impossível de fazer, pare e dê a atenção devida. Ao falar contigo procurando ajuda, a pessoa fez um grande esforço do ponto de vista dela. Portanto, ajuste sua expectativa para comemorar cada pequeno passo conquistado por ela. Ela irá perceber que você se importa e irá comemorar contigo.

As razões de um “fracasso” ao tentar ajudar alguém com Síndrome do Impostor são vários e muitas vezes a culpa é simplesmente de ninguém. Então, não sinta-se um fracassado por não conseguir ajudar e também não pense que a pessoa com Síndrome do Impostor não esforçou, o simples fato de te procurar já é um grande passo para sair do estado de Síndrome do Impostor.

A luz não está com você

Talvez seja um pouco difícil de lidar porque se você for bem sucedido ao ajudar alguém com Síndrome do Impostor, vai ter um pequeno e bom efeito colateral. A pessoa terá os holofotes para ela, nada mais justo, não? Portanto, se policie para não disputar o espaço (inconscientemente) com a pessoa que está com Síndrome do Impostor. É o momento dela brilhar.

Acho algum erro? mande um PR aqui.

comments powered by Disqus