Por que ir ao DevOpsDays Sao Paulo 2018?

https://www.devopsdays.org/events/2018-sao-paulo/welcome/

O que é DevOpsDays?

DevOpsDays é o evento que praticamente concebeu e evolui a concepção de DevOps até os dias de hoje, sendo que ele é realizado desde 2009, quase 10 anos!!! É um evento diferenciado porque aborda temas técnicos de Infraestrutura, Desenvolvimento, Segurança e outras coisas nem tão evidentes que afetam cultura organizacional como Blameless, Síndrome do Impostor, etc.

No Brasil ele foi realizado no início desta década (2010) e voltou ser organizado em algumas cidades do país desde 2016. Este ano de 2018 terá a segunda edição em São Paulo depois de 8 anos.

Falando da edição 2018 em São Paulo…

Formato do evento

O evento em São Paulo terá palestras no modelo tradicional da maioria dos eventos que todos nós conhecemos mas também terá uma sala dedicada para sessões OpenSpace e duas sessões Ignites.

OpenSpace

Será um pouco diferente do formato conhecido do OpenSpace, terá uma sala dedicada e um quadro com os slots de tempo para sessões. Os participantes do evento poderão livremente organizar uma sessão com o tema que ele ache relevante e nos intervalos entre as palestras será anunciado as sessões do dia para quem quiser participar. Isso funcionou bem no DevOpsDays Brasília 2017 em que propus uma sessão de Perguntas e Respostas sobre DevOps.

Ignites

As sessões Ignites são bem parecidos com as sessões de Lightning Talks mas os slides passam no automático e cada “palestrante” terá até 5 minutos para expor sua ideia. Essas sessões “vale-tudo”, expor um produto/serviço, uma concepção de ideia, oportunidade de trabalho, etc.

As Palestras

O Keynote será Donovan Brown e irá falar sobre como a Microsoft (em projeto específico) mudou do Waterfall de desenvolvimento para Agile/Continuous Delivery/DevOps na equipe do Visual Studio Team Services. Citando mais algumas muito interessantes: A Fernanda Weiden irá falar sobre como os desafios de escala trabalhando na equipe Production Engineering do Facebook. Matheus Prado fará uma relação entre aviação e DevOps, João Brito sobre Kubernetes e Engenharia do Caos, Natalia Manha sobre Kanban com STATIK e muitas outras. Dá uma olhada na grade de programação que lá tem praticamente todas as palestras.

Patrocínio

Uma das coisas mais bacanas é que não tem palestras patrocinadas, palestras com conteúdo muito focado em marketing não são bem recebidas pelo público dos eventos do DevOpsDays. Isso gera uma dificuldade para organização porque a maioria dos patrocinadores está acostumada a adquirir uma cota de patrocínio por uma palestra, por outro lado a organização tem total autonomia para selecionar as palestras baseadas. Portanto, as palestras foram cuidadosamente escolhidas pensando de forma diversificada tentando alcançar as diversas áreas da TI.

Ah, quer patrocinar? Dá um pulo na página do evento.

Onde

Hotel Century Paulista, pertinho do metrô Brigadeiro nos dias 06 e 07 de junho de 2018. Quem vamos?

Ingressos aqui.

comments powered by Disqus