Review DevOpsDays Sao Paulo 2018

Introdução

Este é um relatório com os dados estatísticos, lições aprendidas sobre o DevOpsDays São Paulo 2018 realizado em nos dia 06 e 07 de Junho no Hotel Century Flat Objetivo

O nosso objetivo era que o evento tivesse um perfil mais sênior do que os outros eventos relacionados a DevOps, nós tínhamos uma premissa que houvesse debates além do que o senso comum sobre DevOps nos dias de hoje. Nós gostaríamos de debater e conversar para muito além de Infraestrutura como código e/ou Continuous Delivery. Aproximando o evento com os DevOpsDays em outros países.

Para atingir esse objetivo, selecionamos as propostas de palestras que geralmente não são apresentadas em outros eventos DevOps no Brasil. Os assuntos abordados foram bem diversificados, atingindo as diversas áreas da Tecnologia da informação, alguns dos assuntos abordados foram:

Casos de Uso Quality Assurance Automação Continuous Delivery Gamification Kanban Débito Técnico Transformação Digital Engenharia do Caos Software Defined Network DataOps Agile

Essa diversidade nos ajudou a atingir nosso objetivo de faixa etária do público, a média foi de 32 anos. Das 240 pessoas que estiverem presentes no evento pessoas de 9 estados diferentes e 48 cidades, isso nos surpreendeu porque achávamos que as a maioria absoluta seria da cidade de São Paulo. Isso mostra o potencial de realizar eventos sobre DevOps(Days) no Brasil.

Um dado no mínimo curioso foi como são diversificadas as funções de trabalho relacionado a TI nas organizações, foram descritas mais de 170 funções/cargos diferentes. Isso também nos surpreendeu e reforçou que há uma necessidade em todos níveis das organizações de entender melhor o que é e como aplicar DevOps.

Patrocinadores e apoiadores

Obrigado aos 14 patrocinadores, 11 grupos de usuários, podcasts e empresas que apoiaram o evento, sem eles o evento não existia. Nada mais justo que citá-los nominalmente

Patrocínio:

Apoio:

A maioria dos patrocinadores entenderam o propósito do evento, organizado de comunidade para comunidade. Uma das premissas adotadas no plano de patrocínio era não ter palestras patrocinadas como um dos retornos aos patrocinadores.

Nós perdemos alguns patrocínios por causa dessa premissa, isso de maneira nenhuma inviabilizou o evento mas mostra que ainda há muito que conversar com as empresas para entenderem que uma boa estratégia de participação em evento é melhor do que palestras patrocinadas.

Público

Como já citado anteriormente, nós tivemos +- 240 pessoas no evento com a média de idade de 32 anos, pessoas de 9 estados do Brasil e + de 40 cidades participaram.

O perfil do público era majoritariamente masculino, apenas 12,5% se declaram mulheres. Nós acreditávamos que teriam mais mulheres no evento porque o evento teve mais de ⅓ de palestrantes mulheres. Isso reforça a necessidade de adotar estratégias para que haja mais mulheres em eventos de TI, entre elas (estratégias): ingressos com desconto, campanha nos grupos femininos, entre outros.

Inscrições

Os ingressos esgotaram há uma semana antes do evento, evidenciando o sucesso do mesmo. Contudo, durante a construção do evento aprendemos algumas coisas importantes que ficaram de lição para os próximos eventos.

Ingressos para setor público

O setor público só paga via Empenho, para atendê-los tivemos que fechar uma parceria com uma empresa que sabe lidar com a burocracia do processo de compra governamental. Demoramos um pouco para fazer isso, fica a lição de ter isso planejado já logo no início da preparação do evento.

Sistema de ingresso:

Usamos o Eventbrite como sistema de gerenciamento dos ingressos, ele atende bem para maioria das coisas que precisamos. Mas ele carece de algumas coisas que nos fez ter muito trabalho manual, alguns itens que faltaram que são requisitos importantes para escolha de um sistema de ingresso.

Emissão de Nota Fiscal direta pelo sistema ou menos ter uma maneira automatizada de fazê-lo. (Obrigado LinuxTips pelo apoio na emissão das Notas Fiscais)

Emissão do Certificado direto pela plataforma

Marketing

Investir em propaganda no Twitter e Linkedin nos ajudou bastante para manter um fluxo constante de inscrições no período pré-evento.

Mulheres

Ter mulheres na organização foi muito importante para o evento, sem elas dificilmente conseguiríamos atingir um ⅓ dos palestrantes serem mulheres. Incentivá-las a terem papéis mais centrais na organização é importante para refletir outras visões e terem mais mulheres nos eventos.

Voluntários

Um destaque especial aos voluntários, sem eles o DevOpsDays São Paulo 2018 não teria sido realizado. Obrigado:

Carol Valencia Tancredo Luiz Ribeiro Inomata Lisandra Rocha de Medeiros Taiana Bárbara de Paula Nunes Diego de Souza Santos Camila Francisco dos Santos Rafael Salem Gazze

Palestras

Todas as palestras foram bem avaliadas com uma média acima dos 80%.

Outras Lições Aprendidas

Avaliação das palestras logo após realizadas

Vimos que isso gerava um gargalo para as pessoas saírem do auditório. Criamos uma pesquisa para ser respondida após o evento, quem respondesse concorreria à um livro relacionado ao evento.

Disponibilizamos café para todo o evento

Nosso plano era disponibilizar o café apenas no Welcome Coffee e Coffee-Break, as pessoas indicaram no quadro banco que o café fosse disponibilizado o tempo todo do evento. Fizemos. :)

OpenSpace concorrendo com as palestras

A sala de OpenSpace foi um sucesso, nós tínhamos o receio de que ela não fosse usada mas foi muito pelo contrário. Muitos debates que ocorreram nela poderiam ter sido uma palestra no auditório ou ter tido mais pessoas participando. Para um próximo evento, colocar as sessões de OpenSpace na programação oficial sem concorrer diretamente.

Quantidade não qualidade

Um dos pontos de atenção destacado pelos presentes foi que em alguns momentos o auditório ficou superlotado, deixando as pessoas um pouco desconfortáveis no assentos. Uma lição aprendida é deixar espaço bom para que todos fiquem confortáveis nas atividades, mesmo que isso signifique menos pessoas no evento.

Backdrop não funcionou

Nós erramos em não medir o espaço do palco e o backdrop com o logo do evento e patrocinadores não pode ser usado. :(

Vídeos em formato DVD Nós não especificamos corretamente como gostaríamos que os vídeos fossem produzidos, os vídeos produzidos foram entregues em discos DVD (MPEG-2).

Usar apenas um site

Em 2018 usamos dois sites, uma versão com final com.br e outra usando a infraestrutura do site internacional do DevOpsDays. Os dados coletados pelo Google Analytics mostram que a audiência foi muito maior (15.000 page views) no site internacional. Portanto, não se justifica usar manter duas infraestrutura porque supostamente o público prefere acessar o site com final com.br (620 page views).

comments powered by Disqus